Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LadyBird's Place

LadyBird's Place

Seg | 16.07.18

Compota de Figos na CC

Joana

Ainda de volta da saga dos figos que o meu padrasto me deu... Foi impossível dar vazão a tudo a comer à mão! E eu gosto muito de compotas no pão com chá verde pela manhã! No Inverno então, não falha, é o pequeno almoço ideal. As compotas que compro são sem açúcar massss quando sou eu a fazer faço com açúcar e o motivo é simples: conservação! É o açucar que as faz durar mais tempo ora se eu não o uso elas não duram tempo nenhum... Menos ainda quando por regra é só um que come pão com compota! Quero experimentar e testar sem açúcar e tenho-me andado a informar... Brevemente irei fazer e depois partilho com vocês!

Costumo também aproveitar esta altura do ano para iniciar a preparação das compotas para o Natal e fazendo agora elas aguentam-se muito bem até lá! Com algumas técnicas de conservação para além do açúcar mas que ficará para outro post.

 

Ingredientes:

  • 1 pau de canela, eu parti em dois
  • 500 gr de figos com casca bem lavados
  • 200 gr de açúcar amarelo (a original pedia mais mas os figos eram tão doces que não achei necessário mais e mesmo assim acho que deveria ter usado menos)
  • 3 tiras generosas de casca de limão, o vidro apenas sem chegar a parte branca

Preparação:

Colocar o acessório de amassar/triturar na CC. Cortar os figos em quartos e deitar no copo juntamente com o açúcar. Programar velocidade 12 / 20 segundos.

Adicionar o pau de canela, as tiras de limão e programar velocidade 2 / 120 graus / 40 minutos.

Quando o tempo estiver quase no fim ferver água na chaleira e deitar a água no pote onde a compota ficará. Submergir também a tampa dentro da água. O pote foi previamente lavado na máquina e aqui só o queria deixar quente para conversar melhor a compota. A água é removida pouco antes de adicionar a compota e como o pote está tão quente seca antes de se adicionar a compota. Limpar também muito bem a tampa.

Retirar o pau de canela e as tiras de limão e verter a compota para dentro do pote ainda quente mas seco e sem vestígios, tapar e virar ao contrário. Pretendemos que se crie um vácuo e conservação.

Depois de aberto levar ao frigorífico.

Compota de Figo

 Podem utilizar no pão ou então no fundo de uns iogurtes caseiros... Também dou esse uso às compotas especialmente porque os nossos iogurtes caseiros têm ZERO de açúcar e o gajo estranha! Assim já os come bem!

 

See ya 🐞